Oficinas Pedagógicas

Conforme pedidos de muitos locais do Brasil, o Planejamento Anual para Oficinas Pedagógicas de Escola de Periodo Integral está pronto... Faça dele sua fonte inspiradora e o ajuste para sua realidade...


Apresentação Geral: Bases Pedagógicas das Oficinas Pedagógicas

            As atividades propostas nas oficinas pedagógicas, englobam as disciplinas de jogos e recreação, estudos dirigidos, artes, a arte de contar história e pequenos projetos: na sua aplicação, existe a  busca em  dar  continuidade ao ensino regular tanto ideologicamente, quanto em seus conteúdos e objetivos, buscando nos professores do ensino regular, parte dos conteúdos  a serem trabalhados, para que sejam significantes os momentos dessa           oficina, diferenciados, mas não menos importantes.
Para elaboração da Proposta Pedagógica das Oficinas, foi considerado que o corpo é um  conjunto de signos da linguagem, assim, as disciplinas para o 2° Ano dessa unidade escolar,  visa entender e desenvolver a  complexidade  do organismo humano  e suas formas de relacionamento  com o mundo através do movimento,  acreditando que  quando o corpo se move, os sentidos captam as informações que possibilita a resignificação destas ações, de forma a favorecer o desenvolvimento pleno do aluno em seus aspectos morais, mentais e físicos, através das artes, dos jogos, da leitura e reflexão.
             Reconhecendo que,  inseparável à infância, a brincadeira e suas configurações variadas,  é intrínseca ao desenvolvimento humano, sendo assim, parte imprescindível ao processo de humanização plena do homem, que necessariamente deve acontecer para que este possa ter igualdade de acesso às oportunidades, essa oficina  procura consolidar suas atividades, cujo objetivos estão ligados ao fato que o lúdico contido na brincadeira, socializa o indivíduo, principalmente a criança, na busca de formas adequadas  que proporcionem a sua maturidade auxiliando  a vida emocional e proporcionando condições para o desenvolvimento  mental e social.
Enfim, as oficinas propostas para o 2° Ano dessa Unidade Escolar, baseiam-se na convicção que o movimento contido no ato de brincar,   estimula os indivíduos de forma global, uma vez que a articulação entre a brincadeira e o homem promove a interação de conexões importantes para que, no momento exato, seja resgatado a fim de constituir novos progressos nos processos realizados,  procurando inquestionavelmente, proporcionar alegria aos alunos que dela participa, através de projetos temáticos que possam contribuir com esses alunos de alguma forma.




Oficina de Jogos e Recreação

"(...) o jogo permite uma assimilação e apropriação da realidade humana pelas crianças já que este "não surge de uma fantasia artística, arbitrariamente construída no mundo imaginário da brincadeira infantil; a própria fantasia da criança é engendrada pelo jogo, surgindo precisamente neste caminho pelo qual a criança penetra na realidade."
                                                                                                   Gisela Wajskop França

Objetivo Geral:
            Favorecer através da brincadeira e do movimento contidos nas atividades propostas, a apropriação de igualdade de condições para o desenvolvimento pleno do corpo humano em todo e qualquer  sentido, democratizando o acesso  a atividades que favoreçam o aprendizado, o saber  e a alegria  inerentes à infância.

Objetivos específicos:
            Zelar pelo desenvolvimento de atividades que estimulem a concentração, ritmo e movimento corporal;
            Estimular a atividade física como prática saudável e importante para o desenvolvimento pleno do ser humano;
            Desenvolver atividades que favoreçam a criação e imaginação dos alunos;
            Favorecer o contato físico baseado no respeito às limitações pertinentes ao ser humano;
            Contribuir com o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais na prática de atividades físicas, respeitando suas limitações;
            Promover a alegria através das atividades propostas;
            Orientar o cumprimento das regras de convivência e participação nas atividades;
            Utilizar  o jogo como estratégia de desenvolvimento;
            Enquadrar os temas semanais nas atividades da oficina, produzindo novas formas de brincar quando necessários;
            Estimular a pesquisa, criação e produção de atividades, considerando suas experiências extra-escolar;
            Orientar o uso correto do patrimônio escolar;
Utilizar o brinquedo como instrumento de resignificação da criança;
            Instituir a brincadeira como eixo central de aplicabilidade das atividades;
            Utilizar datas comemorativas e eventos como parte do planejamento das atividades.
Explorar noções de espaço, lateralidade, ritmo, movimento entre outras nas atividades propostas;

Atividades propostas:

            Jogos individuais
            Brincadeiras de roda
            Competição
            Jogos em equipe ( jogos tradicionais)
            Resgate de cantigas de roda
            Música
            Brincadeiras de rua ( resgate de brincadeiras antigas)
            Adivinhas
            Jogos de tabuleiros
            Musica para estimulo ( Ritmo e concentração)
           Passeios
           Cantos de brinquedos


 Oficinas de Estudos Dirigidos

“O estudo dirigido predispõe o  aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto.”

Nora  Cecília Cinel
Objetivo geral:

A oficina pedagógica de estudos dirigidos tem como objetivo introduzir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico, de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. A oficina também visa desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala enfrentando e compreendendo novas situações.
A transmissão de valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina, solidariedade, respeito a opinião alheia, são os eixos que norteiam a prática da oficina de estudos dirigidos, pois assim faz se o ensino através do respeito mutuo, onde desperta-se o interesse pela a descoberta do conhecimento através do questionamento e do diálogo.



Objetivos específicos:

Estabelecer uma continuidade do trabalho desenvolvido no ensino regular;
Respeitar as regras combinadas;
Promover a interação entre os alunos, professores e demais funcionários da escola valorizando a harmonia na relação interpessoal;
Desenvolver a atenção; a concentração; a memória; a criatividade e o ritmo;
Oferecer atividades diversificadas e interessantes para a aquisição da leitura e escrita;
Estimular habilidades que levem a exploração da oralidade;
 Relacionar o aprendizado escolar com a prática do dia-a-dia;
Propiciar oportunidades para que o aluno desenvolva a alfabetização através de músicas, pequenos textos, histórias através da reprodução coletiva e individual usufruindo da prática da oralidade;
Estimular o raciocínio lógico matemático através de atividades diversificadas e prazerosas.

Atividades propostas:

Leitura compartilhada de histórias, contos e fábulas
Atividades coletivas e dirigidas relacionadas à alfabetização
Confecção de livros, cartazes e dedoches
Uso das datas comemorativas para execução de atividades
Exploração e estudos através de roda e conversa informal
Jogos matemáticos
Continuidade das atividades do ensino regular



Oficina de Arte de contar história
“Os contos infantis vivenciados durante a infância auxiliam as crianças a se desenvolverem em todos os sentidos. Contar histórias para uma criança é uma forma de demonstrar afeto, assim como segurá-la no colo. Um ato simples como esse pode estimular o desenvolvimento psicológico, cultural e emocional. A criatividade também é estimulada, fazendo com que a criança desenvolva a imaginação e encare os medos.”
Mundo Educação

Objetivo Geral
Esta oficina tem por objetivo colocar os alunos em contato com a linguagem oral e escrita, dando continuidade ao processo de alfabetização visado no ensino regular, além de oportunizar o contato com a literatura  de forma lúdica e prazerosa, explorando-a de forma a  introduzir  os alunos no mundo letrado.

Objetivos específicos
Conhecer diversas Histórias infantis;
Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
  Oportunizar a criatividade, imaginação, humor,ilusionismo;
  Desenvolver habilidades sociais;
  Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
  Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
  Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
  Criar atitudes desejáveis;
  Permitir a livre expressão.
  Formulação dos Problemas

Atividades propostas

Leitura de diversos tipos de literaturas
Reconto
Atividades que exploram os personagens dos contos e histórias
Apresentação de novos meios literários
Encenação e Teatro

Oficina de Artes
“Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada”
Ana Mae Barbosa

Objetivo Geral:
 A arte humaniza, resgata, sensibiliza, faz refletir e critica, assim, o objetivo dessa oficina constitui num conjunto de práticas em diferentes linguagens que colaboram para o desenvolvimento dos alunos fundamentalmente  os aspectos cognitivos, fisicos e culturais, buscando  através da Arte e das atividades propostas, a apropriação dos conteúdos empregados, desenvolvendo a coordenação motora (movimento), noção de cor e espaço, modo correto de pintar, desenhar etc.

Objetivos Específicos:
Estabelecer uma continuidade do trabalho desenvolvido no ensino regular de acordo com os projetos pedagógicos do município e da escola;
Proporcionar aos alunos a oportunidade de ter contato com técnicas e materiais diversificados na expressão artística como artes e artesanato;
Representar idéias e sentimentos por intermédio de formas e de expressões artísticas;
Mostrar na prática a importância da arte e sua funcionalidade;
Sensibilizar para o belo;
Criar novas obras de arte;
Utilizar recursos audiovisuais, revistas, cartazes, livros, etc;
Observar, manipular e identificar elementos expressivos: formas, cores e texturas;
Experimentar e apreciar nas modalidades: desenho, pintura, modelagem, colagem, dobraduras, movimento etc;
Aprimorar recorte e colagem;
Promover o estudo e a percepção de cores e formas geométricas;
Pesquisar a arte de outros países;
Explorar materiais e técnicas artísticas;
Pintar com técnicas variadas;
 Apreciar a própria obra e a dos colegas;
Apreciar trabalhos de artistas que são referência em auto-retrato;
Fazer auto-retrato com desenho e pintura;
Atribuir signos à própria imagem;
 Identificar marcas pessoais na maneira de desenhar e pintar;
Levar o aluno a discutir sobre processo de trabalho com os próprios colegas;
Desenvolver a observação e criatividade;
Exploração das possibilidades e conteúdos sugeridos pela obra do artista escolhido;
Ampliar o repertório musical dos alunos;
 Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas ;
 Conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas.


Atividades propostas:
Atividades diversificadas em sala de aula
Uso de diversos materiais
Leitura de histórias e reconto em desenho
Trabalhos individuais e coletivos com a finalidade de promover a cooperação
Exploração e estudos através de roda em conversas informais
Música como forma de expressão e recreação
Recorte
Colagem
Dobradura
Movimento
Desenhos espontâneos e dirigidos
Pintura com materiais diversificados
Estudo e a percepção de cores e formas geométricas
Músicas
Atividades que explorem as artes visuais, musicais, teatrais e a dança.

Oficina de Pequenos Projetos e Vídeo
“A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento. “
Jussara Barros


Objetivo Geral
A oficina de pequenos projetos e vídeo tem como objetivo orientar e auxiliar as demais oficinas para a  otimização de suas propostas, favorecendo uma maior percepção dos assuntos abordados, através de atividades diferenciadas que promovam a articulação entre o real e o abstrato.
           
Objetivos Específicos
            Utilizar temas diversos como eixos centrais das atividades propostas
            Orientar as demais oficinas nas propostas a serem exercidas
            Concretizar de alguma maneira o conteúdo explorado nas demais oficinas
            Estabelecer relação nos conteúdos abordados
           
                       
Atividades Propostas
            Filmes
            Confecção de brinquedos
            Passeios
            Visitas
           
Projetos
 Regras e normas de convívio social
Meio Ambiente : Água ( preservação e uso consciente); Animais em extinção; Habitat natural; Poluição; Reciclagem...
 Pintores famosos
Dengue
Datas comemorativas – segundo cronograma de datas.
Literatura Brasileira
Fábrica de Gibis
Coral MPB – semanal após escolha das músicas


Avaliação Geral das Oficinas:

            Na medida em que as atividades forem aplicadas, considerando a participação, o respeito aos demais envolvidos, socialização e  envolvimento dos alunos, de forma contínua e progressiva, a avaliação ocorrerá, absolutamente de maneira gradual e progressiva.




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