Os objetivos das oficinas pedagógicas consistem em oferecer ao aluno, através de atividades artísticas, esportivas, culturais e lúdicas, maiores oportunidades de construir um saber capaz de igualar seu acesso ao exercício pleno da cidadania, assim, essas atividades, são preparadas e idealizadas com objetivos próprios, ajustadas de acordo com os alunos presentes e o ambiente escolar.
As atividades das oficinas pedagógicas, devem fazer sentido para a comunidade escolar a qual será inserida: o contexto cultural, salutar, social e econômico, devem ser considerados na elaboração das atividades, afinal, como seu objetivo maior é proporcionar a equidade de oportunidades ao exercício à cidadania, essas atividades devem incorporar os déficits desses contextos na intenção de amenizá-los.
A metodologia utilizada na aplicação das atividades propostas nas oficinas devem contemplar as artes, os jogos, a cultura, a filosofia e o lazer dentro das necessidades e possibilidades dos alunos, buscando sempre, adequar esses campos ao que irá ser trabalhado com eles.
Trabalhar numa oficina pedagógica é dar sentido às mais simples ações que ocorrem dentro da escola, levando os alunos a questionarem e refletirem a respeito de sua própria prática e dos demais envolvidos em seu cotidiano.
Planejamento Anual
Objetivo Geral:
Favorecer através das artes, jogos, cultura e lazer contidos nas atividades propostas, a apropriação de igualdade de condições para o desenvolvimento pleno do corpo humano, em todo e qualquer sentido, democratizando o acesso a atividades que favoreçam o aprendizado, o saber, a cultura e a alegria inerentes à infância.
Objetivos específicos:
Proporcionar atividades que envolvam a importância da higiene e limpeza;
Destacar noções de proteção ao ambiente familiar;
Valorizar atitudes que envolvam a ética e o diálogo;
Orientar em relação ao respeito, valorização e apreço à amizade e o trabalho em grupo;
Propiciar iniciativas de democratização de oportunidades de lazer e cultura;
Zelar pelo desenvolvimento de atividades que estimulem a concentração, ritmo e movimento corporal;
Estimular a atividade física como prática saudável e importante para o desenvolvimento pleno do ser humano;
Desenvolver atividades que favoreçam a criação e imaginação dos alunos;
Favorecer o contato físico baseado no respeito às limitações pertinentes ao ser humano;
Contribuir com o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais na prática de atividades físicas, respeitando suas limitações;
Promover a alegria através das atividades propostas;
Orientar o cumprimento das regras de convivência e participação nas atividades;
Utilizar o jogo como estratégia de desenvolvimento;
Enquadrar os temas semanais nas atividades da oficina, produzindo novas formas de brincar quando necessários;
Estimular a pesquisa, criação e produção de atividades, considerando suas experiências extra-escolar;
Orientar o uso correto do patrimônio escolar;
Utilizar o brinquedo como instrumento de resignificação da criança;
Instituir o lúdico como eixo central de aplicabilidade das atividades;
Explorar noções de espaço, lateralidade, ritmo, movimento entre outras nas atividades propostas;
Utilizar datas comemorativas e eventos como parte do planejamento das atividades.
Atividades propostas:
Jogos individuais
Brincadeiras de roda
Competição
Jogos em equipe ( jogos tradicionais)
Resgate de cantigas de roda
Música
Brincadeiras de rua ( resgate de brincadeiras antigas)
Adivinhas
Jogos de tabuleiros
Reconto
Musica para estimulo ( Ritmo e concentração)
Teatro
Atividades em equipes
Filmes
Observação:
Nas oficinas pedagógicas você terá que sempre ter um segundo plano para o seu dia de trabalho, afinal os alunos que ficam dois períodos na escola, podem apresentar comportamentos que inviabilizem o cumprimento da programação...lembre-se sempre que não é fácil ficar tanto tempo longe de casa...
Boa Sorte aos novos Oficineiros... Se precisar de algo é só me avisar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário