Importância da Leitura: Histórias para ouvir, contar e fazer crescer

Essas palavras soam muito familiares a qualquer um, principalmente quando se é criança. Elas fazem parte dos momentos mais fascinantes da vida das pessoas e podem, desde muito cedo, contribuir positivamente com elas.
“Era uma vez, numa terra muito distante...”
 Ouvir histórias quando se é pequeno, ou até mesmo lê-las  depois que crescemos, constitui  numa prática que tornam infinitas as possibilidades de descobertas e compreensão de mundo. Quando entramos em contato com histórias, elaboramos as mais mirabolantes ideias que levam o nosso imaginário  a soluções de conflitos que temos no nosso interior, que não podem ser resolvidos de outra forma.
Através das histórias as crianças recriam o mundo que vivem e significam suas ações diante das inquietações que elas provocam. O certo, o errado, o bem, o mal, o perigo, o cuidado, o amor e tantos outros conceitos, podem ser construídos através das histórias, fato que as tornam imprescindíveis principalmente para as crianças.
Além de contribuir com o desenvolvimento da leitura e escrita e seus complexos processos, a história para as crianças constituem verdadeiros  momentos de prazer, afeto e compreensão, cujo reflexos perdurarão para a vida inteira.
Cada vez mais estudos indicam a importância das histórias para o desenvolvimento  não somente das crianças, mas para a constituição de uma sociedade mais democrática e feliz. Isso ocorre porque nas histórias não existem a lógica seletiva que o mundo tem, assim não pode ser negado ao ouvinte ou leitor o direito de escolher qual papel irá encenar. Essa forma interna de se impor transcende o imaginário e constrói base para a vida real, sendo responsável por transformar os conceitos e atitudes.
Os livros são muito importantes nesse sentido. Eles fazem parte de um contexto que implica não somente na história que ele contém, mas num conjunto de fatores que materializam parte do conteúdo, devendo ser explorados  sempre.
 No Brasil existe, além do dia internacional estabelecido pela UNESCO comemorado todo 23 de abril,  comemoramos no dia 29 de outubro o Dia Nacional do Livro. Em  1810, nesse mesmo dia, era inaugurada a Biblioteca Nacional, fato que imprimiu à  escolha da data um significado especial.
Se você utilizar esse texto, cite essa fonte:
SANTOS, Mônica Padilha dos. Histórias para ouvir, contar e fazer crescer . [online] Disponível em  http://monicapadilha.blogspot.com/2011/01/historias-para-ouvir-contar-e-fazer.html Acesso em ( Coloque o dd/mm/aaaa)
.



Nenhum comentário: